Me desculpem a demora na postagem e obrigado pelo e-mails de vocês, continuem mandando. Quanto ao conteúdo, falaremos de variáveis! Ou seja, uma assunto interessante. Essa aula juntará com a próxima, será uma seqüência importante e conceitos indispensáveis para programação em qualquer linguagem. Vamos lá ..
O que são variáveis?
São espaços reservados que guardam valores durante a execução de um programa. Como o nome diz, elas tem a capacidade de "variar" no tempo. Em geral, são exatamente um pedaço de memória (o tamanho depende do que se esteja guardando) no qual botamos alguma informação e podemos nos referir a ela, utilizá-la, alterá-la ou fazermos o que bem entendermos durante a execução de um programa.
Toda variável tem um nome pela qual é chamada (identificada) e um tipo (o que ela guardará). Os nomes podem ser de uma letra até palavras. Obrigatoriamente deve começar por uma letra ou underscore (o sinal de menos achatado: "_"). O restante pode ser letras de A até Z, maiúsculas, minúsculas, números e o underscore. Exemplos: e, variável _essa_e_uma_variavel, tambem_variavel. Vale ressaltar que ela é sensível a case, o que significa que diferencia maiúsculas e minúsculas.
As variáveis possuem tipos, como dito anteriormente. Os tipos dizem ao compilador que tipo de dado será armazenado. Isso é feito com o intuito do compilador obter as informações necessárias sobre quanto de memória ele terá que reservar para uma determinada variável. Também ajuda o compilador com uma lista de variáveis em um lugar reservado de memória, para que ele possa fazer referências, checar nomes e tipos e que possa determinar erros. Basicamente possibilita uma estrutura bem definida do que é usado e uma arrumação conveniente na memória.
Tipos de dados em C
Existem vários tipos de dados em C. Todos eles são palavras reservadas. O C é bem flexível e possibilita a criação de tipos (iremos ver isso em outra oportunidade). Agora vamos aos tipos mais usuais, já dá para o começo.
char: Caracter unitário (só 1 mesmo)
short int: inteiro "pequeno"
int: um inteiro (em geral 32 bits)
float: número real
double: número real grande
Existem também os tipos void, enum, volatile que citaremos futuramente. Não podemos esquecer dos ponteiros, que falaremos também em futuros capítulos.
Outro detalhe, existe a possibilidade de se colocar a palavra unsigned, que significa não sinalizado, antes de um tipo. Isso quer dizer que um inteiro, por exemplo, que varia entre -32.768 até 32767 (isso calcula-se através do tamanho máximo que ele pode ocupar em memória) variaria só de 0 em diante. Ou seja, o espaço do menos seria utilizado para mais um número, ficaríamos com 0 até 65535, gastando o mesmo espaço de memória só que de forma diferente.
Declarando minha primeira variável
Para declarar uma variável, precisamos apenas dizer o tipo da variável, seguida de uma lista dos identificadores (nomes), separado por vírgula. Por exemplo:
char ch;
int i,j;
double x,y,z;
É muito interessante a forma que o C trabalha com variáveis, desde a declaração, passagem de parâmetros e todos tipos de operações com variáveis, ele checa, e torna os problemas referentes a isso mais facilmente de serem detectados.
Variáveis Globais x Locais
Existem basicamente dois tipos de varáveis, as locais e as globais. As locais são aquelas que só o pedaço (pedaço == função e será explicado na próxima aula) do programa que a pertence poderá alterá-la. Já a global, todo programa poderá mexer com ela. Citaremos exemplos mais específicos depois, fique tranqüilo se foi muito abstrato.
Inicializando variáveis
As variáveis em C, em geral, não são necessariamente zeradas quando são declaradas. Vamos pensar, as variáveis são pedaços de memória, quando resolvo declarar alguma variável, estamos associando um nome com um pedaço da memória.
Este pedaço de memória pode estar sujo, ou algo assim, e acaba interferindo no que vou utilizar numa variável que seria "limpa". Por isso, torne uma prática dar valores (iniciar) as variáveis antes de utilizá-las.
Podemos fazer isso de duas formas, inicializando ao declará-las, assim:
int i = 0;
float j = 2.0;
Ou podemos:
int i;
float j;
i = 0 ;
j = 2.0 ;
Normalmente você deve utilizar a declaração que torne seu programa mais claro para você. Lembre-se, clareza é muito importante em um programa, artigo passado falamos disso.
Escolhendo variáveis
Ao se escolher uma variável, você deve pensar:
Qual tipo de variável é preciso para aquele dado;
Escolher um nome claro para ela;
Qual será a área de atuação da variável (ficará mais claro na próxima semana)
Mediante a isso, basta declara-la.
Algumas variáveis já se tornaram consagradas, como o char ch, ou o int i,j,k, para controle de laços.
É isso pessoal, próxima aula tem mais .
Receita de Bolo: Mirror no HP-UX 11.11
Há 15 anos